quinta-feira, 10 de abril de 2008

Avanços da computação gráfica - O futuro da renderização - parte 2

Quanto a parte de renderização 3D Tim Sweeney diz que há várias técnicas de renderização interessantes para o futuro. Aproximadamente entre 5 a 10 técnicas, algumas das quais são ray tracing e um esquema de raio dividindo a cena em micro-polígonos e voxels. Junto a isso a renderização pode ser feita na CPU ou na GPU evitando o pipeline gráfico. Tal decisão de evitar as APIs como OpenGL e DirectX traz várias vantagens como por exemplo usar técnicas que requerem frame buffer (o buffer da memória de vídeo) mais amplo.

Hoje estas APIs são muito usadas e o DirectX 10 é apenas uma atualização do DirectX 9 sem muitas mudanças significativas. Porém, com o avanço da tecnologia gráfica e também das capacidades das CPUs em termos de manipulação de valores vetoriais, o uso da renderização de software pode ser a maneira com que os desenvolvedores vão desenvolver os jogos. Eles provavelmente usarão alguma linguagem de programação que usará tanto o poder da CPU como da GPU.

Complementando essa visão a fronteira entre a CPU e a GPU pode ser a performance, pois cada uma seria usada aonde seu emprego traz mais "custo-benefício computacional". Com toda esta evolução GPU e CPU incorporam cada vez mais características um do outro e vice-versa, trazendo talvez uma competição entre as duas que culminaria em uma delas sendo a dominante. Tal cenário aonde chips GPU e CPU se misturam em um único chip já são vistos em alguns handhelds, mas ainda não está claro se, é isso que de fato irá acontecer nos desktops e mesmo se isto se tornará padrao nos handhelds.

2 comentários:

Unknown disse...

A integração de tecnologias em uma única arquitetura, no caso a CPU e GPU em úncio chip, é chamado de convergência. A motivação para isso é a economia de recursos que proporciona e, vendo o artigo, isso também se aplica à CPU/GPU.

Autor disse...

Olá!

Muito obrigado pelo apoio ao blog!

Também adicionei vocês aos Favoritos.

Parabéns por esta iniciativa de levar os eventos da universidade e a vida do acadêmico para a Web 2.0!

Abs! T+