segunda-feira, 14 de abril de 2008

Avanços da computação gráfica - O futuro dos Videogames - parte 3

Há muitos equipamentos inovadores tentando trazer uma mudança na qual interagimos com nosso computador, ou com nosso videogame. Uma dessas coisas que teve grande aceitação atualmente foi o Wii-mote, mas há vários outros dispositivos surgindo permitindo várias coisas como por exemplo controle do jogo pelo cérebro, reprodução de emoções humanas nos avatares (personagens virtuais que representam o usuário num ambiente virtual),
etc. Tal fato está em voga atualmente, porém o que deve ser feito é a separação do que é moda e do que veio realmente para ficar e, observar como estes dispositivos mudam a maneira como um usuário intarfaceia com seu computador. Na visão de Tim o Wii-mote não passa de moda, pois os seres humanos são seres mais táteis e com isso dito conclui que telas touchscreen são mais úteis facilitando e melhorando o trabalho que o usuário realiza no computador. Além do touchscreen introduzido pelo IPhone outra direção forte é a captura de movimentos por uma câmera, a qual evita você de usar um equipamento que pode trazer desconforto e libera seu corpo para fazer o que ele quiser, dando maior liberdade ao usuário enquanto o movimento capturado na forma de gestos é usado para alguma coisa útil e intuitiva. Dessa maneira o desenvolvimento de equipamentos de interação humano-máquina que parecia estar estagnado voltou com o IPhone e alguns outros projetos, muitos dos quais você pode ver em vídeos no Youtube. Embora você possa ver todas essas inovações há apenas uma coisa certa: com aplicativos mais complexos em seu trabalho, mais poder de processamento é necessário.


Algumas visões para o futuro


Daqui há cinco anos se espera que a internet alcance no máximo de 5 a 6 vezes a velocidade de hoje, não mais. A programação paralela em computadores de multinúcleos irá ganhar impulso. É importante que uma engine para jogos ou um aplicativo saiba lidar eficientemente com o número cada vez maior de núcleos que um computador pode ter. Além disso produtos que saibam usar o melhor de uma CPU e/ou o melhor de uma GPU vão ser importante a medida que cada uma dessas vai avançar e incorporar algumas características da outra. Desta maneira o próximo grande desafio para a indústria de jogos e outras ligadas à computação é simplificar o processo de desenvolvimento, fazendo o hardware do computador ser mais eficiente.

0 comentários: