sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vem aí...

Esse ano o Departamento de Ciência da Computação da UDESC (DCC), está completando 20 anos de existência. Haverá um coquetel para os alunos, professores e filiados ao DCC, muito em breve... Logo disponibilizarei a vocês maiores informações sobre o evento.
Só pra lembrar, o curso de Sistemas de Informação (novo: Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas), também é filiado ao DCC e estará em comemoração em conjunto conosco, como em todos os eventos!
Fiquem atentos e participem galera.. afinal... não deixa de ser uma festa... coffee break é sempre bem vindo, né?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Certificados prontos!

Pessoal, para aqueles que ainda não viram os cartazes na UDESC, estou aqui para dar-lhes um aviso rápido!
Os certificados já estão todos prontos, e vocês que participaram dos eventos da X Semana da Computação da Udesc já podem passar na secretaria do DCC, ali no terceiro piso do bloco F (virando à esquerda é a primeira sala). Não é necessário apresentar aqueles "vale-certificado" que entregamos durante a semana. Eles serviram mesmo para vocês apresentarem aos professores e não levarem falta durante a Semana!
Recado dado, então passem e peguem lá no DCC seus certificados!
abraço!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Joinville Games!

Após o sucesso da X Semana da Computação, damos sequência aos "esquentas" dos alunos de computação!
O evento agora é completamente dedicado a jogos, e coordenado pela Céu Games, em parceria com a Udesc.
O que é?
Joinville Games é um evento cujo objetivo é proporcionar conhecimento sobre a área de jogos eletrônicos aos pesquisadores, acadêmicos, profissionais atuantes ou que tem interesse futuro em trabalhar no ramo.
Durante o evento serão realizadas palestras, mini-cursos, além de um espaço para diversão com jogos eletrônicos aos visitantes.
Para maiores informações, visitem o site oficial do evento, pois em breve as inscrições estarão abertas. O evento ocorrerá durante os dias 30/09, 1,2 e 3/10. Participem! O evento é aberto e gratuito!

sábado, 6 de setembro de 2008

E por hoje é só pessoal!

Boa tarde galera!

A Semana acabou, mas isto não quer dizer que perdemos o clima!

O Esquenta continua e para que vocês não duvidem disso, já colocamos as fotos da cobertura da Semana no nosso espaço do Picasa!
Como foram muitas fotos tiradas durante o evento, dividimos em vários álbuns. O melhor é que vocês podem escolher as fotos que quiserem e fazer o download!
Não deixem de conferir, você pode estar em uma delas!

Acho que "por hoje é só pessoal"!
Vamos descansar da overdose de palestras, mini-cursos e atividades complementares e nos preparar para os próximos eventos que virão!

Ah, quem tiver mais fotos da semana, por favor envie para o nosso email esquentacomputacao@gmail.com que nós adicionaremos lá no Picasa!

Um forte abraço e um ótimo final de semana (e Semana) à todos!

Mey.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aula Experimental do Yázigi

Data: 04/09/2008
Local: Sala F-212.
Horário: 16:30h-17:30h
Disponibilidade de vagas: 12.

Nível Básico.

Sorteio de uma Bolsa de Estudos.
Inscrições aqui.

Participe!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O site da semana... notícia fresquinha!

Oi gente!

Queria explicar porque só agora estamos divulgando o nosso SITE

A história é meio longa, mas vou resumir aqui pra vocês...

Tinhamos intenção de fazer um site só que acabaram acontecendo uns imprevistos durante o semestre. Então, tinhamos que cumprir os prazos de entrega do material visual para a divulgação, inclusive o folder com a programação e o site. Para não corrermos o risco de colocarmos um endereço que não existiria no material, referenciamos este blog, que tem sido nosso grande parceiro durante nossos eventos!

Enfim, o importante é que o Marcos, estudante de BCC, com muita boa vontade nos deu uma mão e resolveu nos ajudar com isso... a comissão grita "obrigada Maaaaarcos! =)"

Agora temos um site e lá vocês podem encontrar facilmente todas as informações pertinentes às atividades que ocorrerão durante a 10ª Semana da Computação, como a sinopse das palestras, requisitos dos mini-cursos, e muito mais!

Não deixem de passar pelo nosso site e conferir as informações das palestras e mini-curso que vocês desejam participar... até para não ocorrer de vocês participarem de um mini-curso e ficarem "boiando" por não terem os requisitos minimos necessários ou ir a uma palestra pensando que esta vai falar de laranjas sendo que esta tratará de pêras!

Tá bom, exagerei na viagem né?!
Mas, seria eu uma verdadeira estudante de Ciência da Computação se não fugisse desse mundo de vez em quando?

Então, por hoje é isso pessoal!
Divulguem a Semana para seus amigos, colegas e familiares!
A Semana é aberta ao público e totalmente gratuita... foi preparada com muito carinho para vocês!

Um forte abraço,
Mey.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Notícias que vão Esquentar sua Semana!

PROGRAMAÇÃO DA 10ª SEMANA DA COMPUTAÇÃO

Para visualizar a sinopse de cada evento, visite o SITE DA SEMANA!

São mais de vinte palestras e muitos mini-cursos... e além disso teremos:


Atividades Complementares


Dia 2 de setembro – Terça-feira
17:40h - 18:10h - Casa da Cultura: Canto Patrícia Sayure de Melo, acompanhada ao violão pelo prof. Claudenor Fávero.
16:30h - 19:00h - UDESC: Open Day - Larva

Dia 4 de setembro – Quinta-feira
17:30h - 19:00h - UDESC: Open Day – Gpie

Dia 5 de setembro –Sexta-feira
18:00h - 19:00h - UDESC: Orienteering: O Esporte Da Natureza


Aproveitem o que a Semana tem para oferecer a você...
Um mundo de informação ao seu alcance!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Faltam 10 dias para a Semana!

Faltam somente 10 dias para a 10ª Semana da Computação, pessoal!

Vamos começar a divulgar "visualmente" na semana que vem, logo que a impressão dos folders e cartazes ficar pronta!
Queremos que todos participem e aproveitem bem esta oportunidade... poder participar de um evento totalmente gratuito, aprimorar seus conhecimentos técnicos e entrar em contato com as tendências de mercado!

Abaixo está a arte do nosso cartaz que representará o evento este ano, juntamente com nosso mais novo slogan... Um mundo de informação ao seu alcance!





Fiquem a vontade para contribuir com a divulgação, falando para seus amigos, colegas e familiares... o evento é aberto ao público!

As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 25 de agosto de 2008.
Esperamos por vocês!

Att.
A Comissão.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Avisos sobre TEC. COMP e TGR

Galerinha, só colocar uma luz no fim do túnel dessas matérias, hoje eu falei com o professor Rosso, para ter alguma notícia e passar pra vocês, e ocorre o seguinte:
O concurso para estas vagas realizar-se-á nesta quarta (20/08), e já temos profs doutores inscritos. Provavelmente serão aprovados, né, e então só teremos que esperar eles enviarem a documentação para começarmos a ter aula. Acho que em no máx duas semanas teremos isso, porém, sou EU falando, e não alguém que entende bem disso, hehe.. Logo, como o prof. Rosso afirmou, não há como estimar a data de quando começaremos a ter aulas destas matérias, mas pelo menos já sabemos que não deve demorar tanto, mais..
Boa semana!

Concurso de criação do Logotipo de grupo de pesquisa da UDESC - BDES

Pessoal, alguns já estão sabendo, outros não, mas o que está acontecendo é que o grupo de pesquisa de Banco de Dados e Engenharia de Software da UDESC está sendo reativado pelo professor Edson Murakami, que estará falando a respeito do grupo no primeiro dia de palestras da Semana da Computação.
Pois bem, o professor Edson está lançando o Concurso LogoBDES com vistas a fomentar o levantamento de idéias para a confecção do logotipo do BDES, valorizando a criatividade dos alunos e comunidade em geral. Os interessados podem baixar o edital e conferir as regras do concurso, como também a premiação. Participem, galera!!!


sábado, 2 de agosto de 2008

Google cria premiação para mulheres estudantes de computação

Se você é homem e faz algum curso na área de exatas (mais específicamente computação), não fique com "inveja"... Essa notícia é boa para todos nós! Saca só: o Google resolveu premiar estudantes brasileiras com o prêmio Brazil Women in Technology. Até aí você pode ter gente pensando: "Por quê essa exclusividade para as mulheres da nossa área? Já tem tão pouca..." Mas é aí que tá! Seria um estímulo para que mais mulheres entrem para este tão nobre ramo.

Enfim.. o concurso, que teve suas inscrições abertas no dia 21 de julho e vão até dia 8 de setembro, permite que mulheres que cursem alguma graduação na área da computação, bem como as demais pós (mestrado, doutorado, Phd), participem, enviando sua idéia. O Google afirma que a intenção de criar este prêmio é para reconhecer o trabalho das mulheres que cursam a área, inspirando-as de maneira a torná-las participantes mais ativas, bem como líderes na criação e desenvolvimento de novas tecnologias.

A premiação inclui uma visita à sede do Google no Brasil, localizada em Belo Horizonte-MG. O mais curioso que achei, dentre os requisitos para inscrição, foi a média que eles esperam que as candidatas possuam no seu curso: 8! De todas as turmas do nosso curso, só 4 mulheres possuem nota acima... Pouco restrito, não acham?! Se a média baixasse pra 7, a história melhoraria.

Tá interessada? é gata? Se inscreva aqui ou visite o site oficial do concurso e saiba mais.

Muitos países têm o costume de promover premiações a mulheres ligadas à área de tecnologia. A iniciativa do Google de implantar o prêmio Brazil Women in Technology foi sensacional. A nós homens estudantes da área de computação, vamos ver se no próximo vestibular, mais calouras se inscreverão nos nossos cursos! É mentira, tá? Ninguém fica olhando essas coisas!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Novidades quentes!


Galera... começo de semestre.. sabem como é...
Conversei com o coordenador do curso, o prof. Rosso hoje e adivinhem só?? estamos sem professor para as matérias de TEC, COMP, LFM e TGR.. Ao que parece, o professor que dava TEC e COMP passou no concurso da universidade tecnologica federal do paraná, e com isso, estamos sem prof. nessas matérias. Já no caso de TGR, o prof salvador já estava dando esta matéria, passando do limite de horários que ele pode dar aulas, que acredito ser de 40h (mas já tem gente por aí fazendo cartazes pedindo "Salvador for TGR!"), hehe.. Eu apoio!
Quanto a LFM, o professor Marcos também passou num concurso para trabalhar como analista numa empresa e adivinhem só? Ah.. vocês já sabem! Sem professor nessa matéria também!
Vamos tentar nos manter atualizados para que possamos avisar por aqui, assim que soubermos quando haverá aulas nessas matérias, pra que ninguém perca a viagem vindo pra facu.
Ahh.. mais uma vez... Bem vindos, Calouros! (mas vcs não deveriam ler isso! hehehe)

domingo, 27 de julho de 2008

Calouros, sejam bem vindos!


Hoje esse post é pra desejar boas vindas aos Calouros de Ciencia da computação 2008.2 da UDESC!
Calouros, nós somos a equipe engajada em promover a semana da computação, que ocorre todo ano graças ao envolvimento de pessoas como você, que estão interessadas em adquirir mais conhecimento e se envolver diretamente com as atividades da NOSSA área.
Se vocês derem uma pesquisada nos posts anteriores do blog, vocês poderão ter uma breve noção de alguns dos eventos que realizamos, sendo isto computado a partir da Semana da Computação anterior, que foi onde nós, alunos, reassumimos e nos comprometemos a deixar o evento da melhor forma possível.
Aqui você poderá encontrar sempre notícias da área de computação, bem como de eventos realizados por nós alunos da udesc, além de notícias que tratam da nossa universidade, com foco direcionado ao nosso curso.
No decorrer deste mês, estaremos nos reunindo para discutir os detalhes finais que estamos planejando desde o término da Semana da Computação anterior, todas as quintas feiras, as 7:30 da manhã na salinha da Semana da Computação, que se localiza no térreo do Bloco F, anexo ao Colméia (é no final do corredor, praticamente).
Aproveitem ao máximo pra se envolverem nestas atividades extra-curriculares, galera! Vale a pena! A opinião e participação de vocês é sempre importante e contamos com a ajuda de vocês (de repente alguém que ajude até ganhe camisa da semana na faixa, hein?! rs).. nunca se sabe ;).
Enfim... Sejam Bem Vindos e PARTICIPEM! Nosso curso na UDESC possui vários grupos de pesquisa (informática na educação, Software livre, Redes, Realidade Virtual, Engenharia de Software). Em breve publicaremos falando sobre cada um para melhor informar vocês.
Vistam a camisa do nosso curso, para tornarmos o curso de ciência da computação da udesc, referência lá fora!
Ah.. e lembrem-se sempre: a semana da computação é feita pelos alunos, para os alunos! (e vençam as Calouríadas pra nos dar orgulho!! hehe)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Esquentando

Oi gente!

Esse blog estava precisando de uma "atualizada", né?!
Mas esse fim de semestre foi difícil para todos, eu sei!

Queria contar o que a comissão, ou parte dela, anda aprontando nos bastidores da 10ª Semana da Computação...
Semana passada, mais precisamente na quinta-feira à tarde, eu (Mey) e a Poly nos reunimos na badalada salinha do Esquenta para decidirmos algumas questões do evento. Neste dia montamos o layout do nosso futuro site (agora só falta uma boa alma para implementar!), fechamos alguns contatos para palestras e mini-curso e decidimos como e quando sairiamos à procura de patrocinadores. Ah, sem dizer que acolhemos outros limõezinhos pelos corredores para participar da reunião, como o Jorge e o Filipe.
Então, esta semana, mais precisamente ontem, fomos à luta! (Mey, Poly e Filipe)
Imprimimos 20 ofícios e conseguimos entregar pessoalmente, aos responsáveis de cada empresa, 15 deles... a Poly está até com bolha no pé de tanto andar!
E a batalha continua amanhã. Quem estiver interessado em participar dessa caminhada a favor da 10ª Semana da Computação, candidate-se aqui!

Apesar do cansaço tem sido um grande aprendizado para todos nós!

Metas para Agosto:
- Site do evento "redondinho";
- Grupo de patrocinadores fechado;
- Coffee breaks confirmados;
- Programação 90% confirmada;
- Material da divulgação 100% pronto.

Como vocês viram, é muito trabalho pela frente!
Vamos à luta Shrekinhos de plantão!

O Esquenta Computação apresenta...

Mini-curso de Roteiro para Jogos:


Fabiano, o contador de histórias!


Bendito Shrek no meio dos alunos!


O Edward botou fé no mini-curso!


É isso aí, Carla... coloca ordem na casa!


Thiago dando uma de instrutor e... na platéia: ache dois Shreks e ganhe um bombom!


O mini-curso aconteceu nas dependências da fundação Softville em maio de 2008 e foi um sucesso!

Em breve, na 10ª Semana da Computaçao (1 a 5 de setembro de 2008), será oferecido um Mini-curso de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos com duração de 5 dias.
Este mini-curso será ministrado pela Céu Games e abordará todas as fases do projeto de um jogo eletrônico... Aguardem!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

2ª Feira de Ciências CFT



Oportunidade de emprego! [2]

1) TIGRE

A Tigre está precisando de estagiário com carga horária de 8 horas.
Entrar em contato com o próprio RH da Tigre com Andre MAttos, analista de recursos humanos.


2) Programa de trainees

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Oportunidades de emprego! [1]

Programador PHP

Requisitos:
Cursando técnico/faculdade em sistemas de informação.
Possuir conhecimento em PHP e programação.
Poder trabalhar mais de 6h por dia.

Benefícios:
Salário acima de R$600,00
Vale transporte.
Trabalhar em uma das melhores empresas de segurança de Santa Catarina.

Interessados, favor enviar o currículo para:

pedgiesel@hotmail.com

Pedro Henrique Giesel - (47)9904-6116
Suporte em Redes e Computadores.

Games "tipicamente brasileiros": identidade nacional e marca

Defendo a abordagem antropofágica como proposta de marca para o game design brasileiro, e argumento que jogos tipicamente brasileiros devem conter, preferencialmente, uma jogabilidade diferenciada, seguida de uma história ou roteiro peculiares.

Por abordagem antropofágica entendemos a geração de misturas criativas a partir de elementos internacionais e nacionais. Dessa maneira, tais jogos não deveriam , ao menos no momento, tentar competir internacionalmente numa abordagem technology push.

Identidade cultural e marca brasileira

A pergunta que os game designers brasileiros se fazem hoje, "Haverá uma forma de criar uma marca nacional para os games produzidos aqui no Brasil?", remete à uma discussão já antiga sobre a identidade brasileira expressa em suas produções artísticas e industriais. Afinal, quê cara tem o Brasil? E, concomitantemente, quê cara deveria ter uma obra, seja ela um romance ou um game, "tipicamente brasileira"?

Penso que tais perguntas podem ser respondidas com um pouco de história da literatura. A saber, no começo do século 20 emergiram três propostas de identitização nacional em nosso cenário artístico: o Verde-Amarelismo, uma reação xenófoba diante da influência estrangeira; o movimento Pau-Brasil, que defendia uma valorização ufanista e ingênua de elementos regionais ao ponto de torná-los estereótipos de brasilidade; e o movimento Antropofágico, que postulava uma miscigenação de elementos locais e globais em um mix criativo de diversidade. No embate de propostas predominou a posição Antropofágica, de Mário de Andrade e seu Macunaíma. Se seguirmos essa linha, os jogos brasileiros deveriam ser antropofágicos. Mas o que isso significa?

Um game brasileiro antropofágico é o que fala a linguagem do mercado global sem tentar esconder o sotaque tupiniquim. Ser antropofágico significa que ele se alimenta dos estrangeiros absorvendo "magicamente" suas propriedades interessantes, mas ao mesmo tempo mantém sua matriz cultural intacta. Dito de outra forma, é um game que pode ser enquadrado em categorias reconhecíveis (FPS, RTS, RPG, MMOG etc.) e assim ser apreciado sem muita exigência. Um forma antropofágica de fazer game design pressupõe, por exemplo, seguir sem receios modelos de sucesso de outros países, sem a arrogância dos Verde-Amarelistas; e também evitar o uso de estereótipos culturais tal qual os Pau-Brasilistas; e misturar esses modelos estrangeiros com modelos nacionais de sucesso.

Criando um game antropofágico

Richard House III, em "Game Design: Theory & Practice", estipula que há três formas de criar um game: partindo da jogabilidade (será um FPS, um RPG, um MMOG; como serão as regras?), partindo da tecnologia (quê nova linguagem de programação será usada; ele vai explorar algum novo recurso de vídeo; será para quais plataformas?) e partindo da história (como serão os personagens; e o enredo; há um roteiro linear ou multilinear; o background terá quais referências artísticas?).

Assumindo a premissa de House como seria criar um jogo tipicamente brasileiro? Para responder a isso, testemos um a um os três pontos de partida para a criação de um game.

a) Jogos technology push?

Technology push quer dizer que o diferencial do produto é alguma tecnologia inovadora e impressionante em quesitos técnicos. É inegável que temos mão-de-obra de qualidade em termos de design audio-visual e desenvolvimento de software. Contudo, a realidade tecnológica e financeira brasileira está bem aquém de outros países produtores de games como EUA, Japão e Coréia. No meu entendimento, portanto, não temos condições concretas de competir fazendo nossa marca em games ser associada a "super-jogos AAA" (desses que custam até US$ 40 milhões para serem feitos e vendidos). No cenário atual não vejo como a estratégia technology push possa ser o nosso diferencial, apesar de concordar que podemos inovar nessa área, especialmente fazendo uso criativo de tecnologias acessíveis.

b) História/roteiro tipicamente brasileiro?

Se não é a tecnologia, será a história/roteiro o diferencial de nossos jogos? Uma resposta aos moldes do movimento Pau-Brasil seria essa: "Um jogo brasileiro deve conter elementos regionais do Brasil em sua história". Ou seja, falar de futebol, carnaval, novelas, desigualdade social, malandragem, corrupção etc. Um jogo tipicamente brasileiro, por exemplo, seria um simulador de desfile de escola de samba? Um FPS nacional deveria se passar nas favelas do Rio? Um RPG, para ser brasileiro, deveria estar povoado de sacis e mulas-sem-cabeça?

Ser Pau-Brasilista ao roteirizar um game tem vantagens e desvantagens... Poderia ser vantajoso no sentido da identificação do público nacional com elementos de sua cultura. Porém levando em conta que o Brasil tem diversas culturas regionais não vejo como a desvantagem de transformar esses elementos em estereótipos seria superada. Por exemplo, um simulador de vaqueirismo gaúcho seria acolhido no nordeste do país

Uma outra desvantagem seria o fato de que os elementos regionais brasileiros não falariam alto ao público estrangeiro. Por exemplo, o nosso curupira poderia não comunicar tão bem no cenário pop habituado ao "Senhor dos Anéis" como um elfo comunicaria. O exotismo conseqüente desses elementos nos games poderia restringir o público consumidor ao nacional, e ainda assim a algumas parcelas com atitude favorável a cultura brasileira! Há poucos elementos de aceitação nacional unânime em todos as regiões. Dentre eles, claro, o futebol. Mas esse já conta com games estrangeiros de peso no mercado.

Apesar dessas desvantagens de ser Pau-Brasilista na hora de roteirizar um game, acredito que um game designer brasileiro poderia criar uma obra partindo da história/roteiro e com ela obter sucesso equivalente ao de uma outra produção nacional: o filme Tropa de Elite. Mas não acredito que tal genialidade se repetiria regularmente. No que tange a roteirização, acho a abordagem Pau-Brasilista bastante arriscada e defendo fortemente a antropofágica.

c) Jogabilidade tipicamente brasileira?

Uma última forma de criar uma marca para game design brasileiro seria não a partir da história e da tecnologia, mas sim da jogabilidade.

A jogabilidade – ou Gameplay – pode ser entendida como duas coisas: 1. a que tipo ou gênero de experiência lúdica o game remete (se é um FPS, um RPG, um RTS, um MMOG etc.) e 2. a estrutura interna de regras e sistema de pontuação ou afins.

O Brasil conta com boas condições para se destacar fazendo um game design que inove pela jogabilidade. Alguns gêneros de jogos contam com incentivos inclusive governamentais, como os serious games e jogos educativos em geral. Ainda na questão de gêneros facilitados no Brasil, os jogos para celular nacionais têm se destacado no exterior. Isso sem falar nos advergames, nos business games etc. Esses tipos de jogos, de produção mais barata e sem grandes exigências de roteirização e tecnologia, têm forte chance de ser a linha de games brasileiros de maior destaque no cenário nacional e internacional.

Além da questão do gênero do jogo também contamos um diferencial no que tange a estrutura de regras de cada game. O brasileiro tem, falando antropologicamente, um estilo próprio de experienciar o lúdico, distinto de outros povos. Basta ver como o Orkut foi radicalmente alterado aqui, se tornando um jogo social de imenso sucesso. Isso acontece porque o público brasileiro é reconhecidamente bastante sociável e caloroso.

Uma outra questão bem discutida é a da "malandragem" brasileira. Fazer "gambiarras" e pequenas "manhas" para burlar o sistema de regras dos jogos e obter benefícios especiais é uma constante da maioria dos gamers nacionais. Dito de outra forma: ao jogar, o brasileiro faz uso criativamente de seu "jogo de cintura", e a malícia presente em "sacanear" o jogo faz parte de sua diversão.

Em resumo, um game tipicamente brasileiro deveria prever, em sua jogabilidade, os costumes nacionais associados a sociabilidade e malandragem para fazer uso produtivo dos mesmos.

Conclusões

Na economia pós-industrial que o país tenta se inserir a melhor forma de agregar valor a um produto é através de seu design diferenciado, exclusivo. Como não temos no presente momento recursos para diferenciar nossos games pela tecnologia, design audiovisual ou programação, nos resta obter esse diferencial por meio do game design. Ser antropofágico como filosofia de projetos e buscar a inovação em jogabilidade (tanto em termos de gêneros quanto de sistema de regras) aparece como uma saída mais viável para a indústria nacional de games.


Este artigo foi escrito por Alessandro Vieira dos Reis - Game Designer e Analista do Comportamento formado em Psicologia pela UFSC. Trabalha na TechFront, em Florianópolis-SC, desenvolvendo jogos casuais.

Blog: http://gamesecomportamento.blogspot.com.

E-mail: alessandrovr@gmail.com

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email. Entre em contato com ele por seu e-mail, ou pela Gamecultura.

sábado, 10 de maio de 2008

GOTO Softville[2] - ainda há vagas!

Pessoal, como muitos têm me procurado para participar do evento, pensando que não há mais vagas, achei melhor atualizar o post.

Ainda há vagas para o Tour na Softville!
Até sexta feira já havia mais de 30 inscritos, e tinhamos inicialmente 50 vagas. Lembro ainda que uma turma de TSI irá para o evento conosco, jutamente com seu professor, porém, somente poderá participar do evento, quem efetivamente estiver inscrito. Portanto, se você ainda não se inscreveu, corra!! Procure a secretaria do DCC, no 3° piso do bloco F, e assine o nome e o e-mail na lista de inscritos.
Aproveito para lembrar que o mini-curso de Roteiro para Jogos já está lotado, com direito a lista de espera.
Vamos aproveitar a oportunidade, galera!!
Bom fim de semana a todos!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

GOTO Softville!


O quê é GOTO Softville?

O GOTO Softville é mais um evento do Esquenta 10ª Semana da Computação. Este evento visa integrar estudantes das áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação ao mercado de trabalho, incentivando o espírito empreendedor de cada um, contribuindo para o crescimento intelectual e profissional dos acadêmicos.


Onde vai acontecer?

O GOTO Softville acontecerá na Fundação Softville.


Quando vai acontecer?

Acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2008 a partir das 19 horas.


Quem pode participar?

Todos os estudantes e professores das áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.


Onde faço minha inscrição?

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Ciência da Computação, a partir do dia 6 de maio de 2008.

A secretaria fica localizada no 3º andar do Bloco F do CCT/UDESC.


O evento é gratuito?

Sim, você não precisa pagar para participar.


Como será o GOTO Softville?

O GOTO Softville será divido em dois eventos, o Tour Softville e o mini-curso de Roteiro para Jogos.


O Tour Softville é um evento que além de proporcionar aos participantes conhecerem a Incubadora Tecnológica da Fundação Softville, sua infra-estrutura e empresas incubadas, incentiva o empreendedorismo. Os participantes contemplarão mini-palestras ministradas por empresas incubadas na Fundação Softville, visitarão algumas das empresas incubadas e poderão participar de um Coffee Break ao final do tour.


O mini-curso de Roteiro para Jogos será ministrado pelo empresário e escritor Fabiano Naspolini de Oliveira, sócio-fundador da Céu Games, empresa incubada na Fundação Softville.Serão abordadas técnicas de como se criar uma boa história, baseadas nos fundamentos da escrita e do cinema, aplicado ao contexto de jogos eletrônicos através de um software de gestão de roteiros.


Qual será a programação?


Tour Softville

Data: 14 de maio de 2008, às 19 horas.

Vagas limitadas!


Mini-curso de Roteiro para Jogos

Data: 15 e 16 de maio de 2008, às 19 horas.

Carga-horária: 6 horas.

Vagas limitadas!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A maior competição para estudantes de Tecnologia está aí.. Imagine Cup

Criada e organizada pela Microsoft em 2003, a Imagine Cup é uma competição para estudantes de tecnologia, que tem como objetivo encontrar soluções para problemas atuais do mundo real. Nela podem participar desde estudantes secundaristas, como tecnólogos e universitários, os quais disputam prêmios através das nove categorias que o evento dispõe.

Tais categorias se subdividem de acordo com o seguinte esquema: na área de soluções tecnológicas temos Projeto de Software, Desenvolvimento Embarcado e Desenvolvimento de Jogos; na área Desafios de habilidades temos o Projeto Hoshimi, Desenvolvimento de Infra-estrutura e Algoritmos; e por fim a área de Artes Digitais, temos as categorias de Competição de Fotografia, Filmes de

Curta-metragem e Projeto de Interface.

A Imagine Cup tem em si uma idéia bastante entusiasmante, além de ter um lance muito interessante, que muitas empresas grandes vêm promovendo: o incentivo aos estudantes para produzir algo novo que possa ser remetido num produto comercial, economicamente viável e que traga benefícios tanto para a empresa (capitalismo!), como para a humanidade. A Microsoft procura isso através da Imagine Cup,

de maneira que lança um tema, como o atual: “imagine um mundo onde a tecnologia permita um meio ambiente sustentável”, e a partir deste, os competidores utilizam sua criatividade para lançarem suas idéias e pô-las em prática.

A cada ano a competição passa por uma etapa nacional, onde as equipes vencedoras partem para disputar a etapa internacional, que este ano ocorrerá em Paris. A premiação da etapa nacional varia de acordo com a categoria e com a colocação da equipe, podendo ganhar - cada membro da equipe – pocket pc’s, notebooks, x-box 360°, viagem pra Paris pra competir ( ou mesmo assistir às finais, dependendo da categoria), como também um premio de 8mil dólares.

É realmente um estimulante para quem tem criatividade e vontade! Uma das coisas que acho mais empolgantes é que nós, brasileiros, já vencemos três vezes seguidas! A Região nordeste tem mostrado forte presença e desempenho na competição, o que reflete o elevado crescimento tecnológico da região. Eu só lamento que o fundamentalismo crescente dentro das comunidades de software livre na região sul de nosso país esteja fazendo com que jovens estudantes, de grande potencial, percam uma oportunidade como essa, pelo simples fato de olharem o nome Microsoft no link do site, e desistirem de ler a respeito.

Vendo pelo lado positivo, menos concorrência para os que sonham trabalhar na empresa, certo?

Enfim.. Se quiserem conhecer mais a respeito da competição, ou mesmo fazer a inscrição, visite o site oficial, e clicando nesse link você encontrará informações sobre os projetos vencedores da edição 2007.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Esquenta já começou!

Aqui está o cartaz de divulgação do primeiro evento do ano da 10ª Semana da Computação, e já está nos principais blocos do CCT!

Não perca o período de inscrição... O ESQUENTA JÁ COMEÇOU!


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Avanços da computação gráfica - O futuro dos Videogames - parte 3

Há muitos equipamentos inovadores tentando trazer uma mudança na qual interagimos com nosso computador, ou com nosso videogame. Uma dessas coisas que teve grande aceitação atualmente foi o Wii-mote, mas há vários outros dispositivos surgindo permitindo várias coisas como por exemplo controle do jogo pelo cérebro, reprodução de emoções humanas nos avatares (personagens virtuais que representam o usuário num ambiente virtual),
etc. Tal fato está em voga atualmente, porém o que deve ser feito é a separação do que é moda e do que veio realmente para ficar e, observar como estes dispositivos mudam a maneira como um usuário intarfaceia com seu computador. Na visão de Tim o Wii-mote não passa de moda, pois os seres humanos são seres mais táteis e com isso dito conclui que telas touchscreen são mais úteis facilitando e melhorando o trabalho que o usuário realiza no computador. Além do touchscreen introduzido pelo IPhone outra direção forte é a captura de movimentos por uma câmera, a qual evita você de usar um equipamento que pode trazer desconforto e libera seu corpo para fazer o que ele quiser, dando maior liberdade ao usuário enquanto o movimento capturado na forma de gestos é usado para alguma coisa útil e intuitiva. Dessa maneira o desenvolvimento de equipamentos de interação humano-máquina que parecia estar estagnado voltou com o IPhone e alguns outros projetos, muitos dos quais você pode ver em vídeos no Youtube. Embora você possa ver todas essas inovações há apenas uma coisa certa: com aplicativos mais complexos em seu trabalho, mais poder de processamento é necessário.


Algumas visões para o futuro


Daqui há cinco anos se espera que a internet alcance no máximo de 5 a 6 vezes a velocidade de hoje, não mais. A programação paralela em computadores de multinúcleos irá ganhar impulso. É importante que uma engine para jogos ou um aplicativo saiba lidar eficientemente com o número cada vez maior de núcleos que um computador pode ter. Além disso produtos que saibam usar o melhor de uma CPU e/ou o melhor de uma GPU vão ser importante a medida que cada uma dessas vai avançar e incorporar algumas características da outra. Desta maneira o próximo grande desafio para a indústria de jogos e outras ligadas à computação é simplificar o processo de desenvolvimento, fazendo o hardware do computador ser mais eficiente.

Palestra sobre LISP

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Avanços da computação gráfica - O futuro da renderização - parte 2

Quanto a parte de renderização 3D Tim Sweeney diz que há várias técnicas de renderização interessantes para o futuro. Aproximadamente entre 5 a 10 técnicas, algumas das quais são ray tracing e um esquema de raio dividindo a cena em micro-polígonos e voxels. Junto a isso a renderização pode ser feita na CPU ou na GPU evitando o pipeline gráfico. Tal decisão de evitar as APIs como OpenGL e DirectX traz várias vantagens como por exemplo usar técnicas que requerem frame buffer (o buffer da memória de vídeo) mais amplo.

Hoje estas APIs são muito usadas e o DirectX 10 é apenas uma atualização do DirectX 9 sem muitas mudanças significativas. Porém, com o avanço da tecnologia gráfica e também das capacidades das CPUs em termos de manipulação de valores vetoriais, o uso da renderização de software pode ser a maneira com que os desenvolvedores vão desenvolver os jogos. Eles provavelmente usarão alguma linguagem de programação que usará tanto o poder da CPU como da GPU.

Complementando essa visão a fronteira entre a CPU e a GPU pode ser a performance, pois cada uma seria usada aonde seu emprego traz mais "custo-benefício computacional". Com toda esta evolução GPU e CPU incorporam cada vez mais características um do outro e vice-versa, trazendo talvez uma competição entre as duas que culminaria em uma delas sendo a dominante. Tal cenário aonde chips GPU e CPU se misturam em um único chip já são vistos em alguns handhelds, mas ainda não está claro se, é isso que de fato irá acontecer nos desktops e mesmo se isto se tornará padrao nos handhelds.

domingo, 6 de abril de 2008

Prevenindo as Doenças do Trabalho - Por Adriana Sornas Pizani

Como profissionais da área da computação, nós ficamos horas intermináveis perante o computador e nem sempre nos preocupamos com a postura. Quiçá pensamos em fazer exercícios. Talvez por isso seja tão comum ouvir pessoas reclamando de dores musculares advindas de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e/ou dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Dentre os problemas englobados por este grupo, o mais famoso é a tendinite.

Talvez por isso eu tenha me incentivado a escrever sobre este tema. Mas afinal, o que exatamente é LER? O que é DORT? Como já citado anteriormente, ambos caracterizam-se como lesões em: tendões, músculos e articulações. No caso dos profissionais da nossa área de trabalho, os membros superiores, ombros e pescoço são as regiões mais propensas ao desenvolvimento de tais problemas de saúde (devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas) resultando em dor, fadiga e declínio do desempenho profissional.

Talvez, para alguns, não haja nenhuma novidade desses “sintomas da vida moderna”, certo? Ao contrário do que se pensa estas doenças não são recentes. Mesmo assim, segundos estatísticas referentes à população trabalhadora segurada, o grupo destas doenças tem sido o mais comum dentre as doenças ocupacionais registradas pelo Ministério Público. O mais preocupante é que, além do caráter definido como “epidêmico” por alguns autores há, ainda, problemas crônicos causados por falta de tratamento ou do retorno antecipado às atividades. Com isso, apesar de não perceber, ao retomar os movimentos repetitivos, o paciente pode ficar incapacitado para o resto da vida até mesmo para executar atividades rotineiras como escovar o cabelo, os dentes, etc.

Afinal, como podemos prevenir tais problemas de saúde sem abdicar de nossas atividades diárias? Primeiramente devemos nos preocupar com a Ergonomia – ou seja, estudar uma forma de estabelecer uma relação entre o bem-estar, o conforto e saúde do trabalhador com os aspectos do trabalho. Evitar um ritmo intenso de trabalho, pressão para que se mantenha tal rotina, estabelecer metas absurdas, ultrapassar os próprios limites ignorando a necessidade de pequenas pausas espontâneas, manter uma postura fixa por tempo prolongado, dentre outros, são exemplos de orientações contra a LER/DORT.

Outra dica interessante é evitar o sedentarismo. Principalmente quando sua empresa promover a ginástica laboral. Se este não for o caso, pratique algum tipo de atividade física de seu interesse ou procure ajuda de um profissional que lhe ensine uma série de exercícios para fazer em casa. Não se esqueça: caso sinta aquela dor incômoda no punho, nos ombros ou qualquer sintoma de que sua saúde não esteja 100% procure ajuda. Como já dizia a vã filosofia, “melhor prevenir do que remediar”, mas se não houver opção, siga todas as orientações médicas e respeite seu tempo de recuperação. Afinal, cada organismo reage de uma forma.

Hoje ficarei por aqui. Abaixo há uma lista das bibliografias onde pesquisei, bem como sites para consulta mais aprofundada a respeito do tema. Até a próxima!


Referências:


BARBOSA, Maria do Socorro Alécio; SANTOS, Regina Maria dos; TREZZA, Maria Cristina Soares Figueiredo. A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Rev. bras. enferm. , Brasília, v. 60, n. 5, 2007 . Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 Mar 2008.


SALIM, Celso Amorim. Doenças do trabalho: exclusão, segregação e relações de gênero. São Paulo Perspec. , São Paulo, v. 17, n. 1, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 Mar 2008.


Zeltzer, Marcelo. Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. Saúde e Vida On Line. Disponível em:
http://www.saudevidaonline.com.br/artigo62.htm. Acesso em: 05 Abr 2008.

Peres, Cláudio César. Ações coletivas para a Prevenção da LER/DORT. Boletim da Saúde, v.19, n.1, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/boletim_saude_v19n1.pdf#page=35. Acesso em: 05 Abr 2008.

Para saber mais:

Saúde em movimento
Protocolo de Investigação, Diagnóstico, Tratamento E Prevenção de LER/DORT.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Avanços da Computação gráfica - Jogos: O cenário atual - parte 1

Respondendo aos pedidos evidenciados pelo resultado da enquete, o aluno Edward, bolsista do LARVA (Laboratório de Realidade Virtual Aplicada), enviou uma matéria bem interessante à respeito das tendências dos Jogos x Computadores. Mas, por se tratar de uma matéria extensa, será publicada em três partes, todas as segundas-feiras, a partir de hoje!

Não deixem de comentar sobre a matéria... boa leitura!

Jogos x Computadores - presente e futuro sob o ponto de vista de Tim Sweeney

Há 3 semanas Tim Sweeney deu uma entrevista há um famosos site de notícias, o tgdaily (http://www.tgdaily.com) falando sobre a indústria de jogos da qual ele faz parte comentando sob como é a relação dos computadores vendidos hoje e o quão eles estão capacitados para jogos bem como um possível cenário para daqui há alguns anos.
Antes de citar aspectos da entrevista para este artigo é interessante saber quem é Tim Sweeney
para o conhecermos e saber qual a importância que ele exerce neste campo. Começando então, Tim Sweeney é fundador e CEO da Epic Games, uma grande empresa no ramo dos videogames, e criador da engine de jogos Unreal, famosa e considerada uma das melhores engines de jogos existentes. Dessa forma é uma pessoa que está atualizada com o mercado, exercendo forte papel na indústria de jogos.

Cenário Atual



Segundo a visão de Tim Sweeney os computadores não são plataformas adequadas para jogos. Muitos dos computadores vendidos tem placas de video
on-board e são bons para tarefas como navegação Web, edição de documentos, leitura de PDFs, etc., enfim, tarefas que não requerem um alto poder de processamento ou mesmo gráfico. Há, por outro lado, máquinas de ponta que tem grande capacidade; em contrapartida são muito caras e a relação custo-benefício delas é péssima. Estes computadores são feitos visando uma pequena parcela dos compradores de PC e na opinião de Tim é uma coisa errada, pois a lacuna entre estes computadores e os que a maioria das pessoas têm é enorme, o que dificulta a produção dos jogos. Para alguém desenvolver um jogo de sucesso deve escolher entre um jogo que exija uma máquina potente, ou um jogo que tenha requerimentos modestos que rode tranqüilo em todos os PCs. Dessa forma ele conclui que a indústria atual de jogos está em uma posição estranha, pois a maior parte dos PCs vendidos têm placas integradas as quais não são adequadas para jogos. E mais, estas placas na grande maioria não conseguem rodar os jogos mais novos, o que antigamente elas faziam, contudo hoje devido a esse aumento na lacuna do desempenho das máquinas menos potentes com as máquinas mais potentes e a banalização de hardware barato, mas inadequado para jogos, os PCs passaram a ter esse entrave, na medida que os fabricantes deram prioridade a vender PCs para a maior quantidade de pessoas possível, deixando de lado questões como a modernização dos jogos, o que fez a indústria de jogos para computadores sofrer um forte declínio. Com isso em mente, o que os fabricantes de CPU devem fazer é integrar mais as capacidades de uma GPU (unidade de processamento das placas de aceleração gráficas) para se beneficiar de processador multinucleares, os quais usariam os núcleos disponíveis de forma eficiente para o processador fazer seu trabalho normal e simultaneamente renderizar os jogos por software,eliminando as dependências de hardware e que dificultam a vida dos produtores de Jogo.

quarta-feira, 26 de março de 2008

AVISO - As aulas de COMP começarão nesta Quinta (27/03)

Olá pessoal!
Gostaria de repassar aqui um recado dado pelo nosso coordenador de curso, Prof. Rosso, ontem durante a aula de MCI.
Como todos sabem, os alunos de COMP estão sem aula desde o começo do semestre letivo, pois o professor concursado ainda não tomou posse de seu cargo.
A fim de organizar esta situação, o Prof. Rosso pediu a um novo professor de LPG-II, que se eu não me engano é especialista em Engenharia de Software e já deu aula de Compiladores em outras Universidades , para que ele cobrisse as aulas de COMP até que o Departamento de Ciência da Computação consiga resolver esta situação.
Felizmente, o novo professor aceitou nos ajudar, porém, temos um probleminha:
A aula de LPG-II, às quintas, acaba às 16.10h. Portanto, o professor só poderia começar a aula de COMP das quintas-feiras às 16.10h, depois de sua aula de LPG-II.
O Prof. Rosso já olhou os horários de todos, e ninguém tem aula até as 19h na quinta. Só que para viabilizar este processo precisamos das assinaturas de todos os alunos de COMP até sexta-feira!
Como eu sei que ninguem aqui quer ter aulas nas férias ou fazer esta matéria semestre que vém, não vamos ter problemas!
Ah, só pra constar, as aulas de COMP já começam na quinta-feira, dia 27 de março de 2008 às 16.10h, na sala k202.
Caso o professor concursado assumir o cargo, as aulas de COMP voltam ao seu horário normal.


Vamos nos mexer pessoal!
Não podemos deixar que a burocracia nos tire o direito de ter aula!

ps: Aviso enviado por Meycla


segunda-feira, 24 de março de 2008

Hotspot em Joinville no domingo de Páscoa

Essa semana resolvi fazer testes com hotspots, aqui em Joinville-SC.

Domingo de páscoa e, como moro só, aproveitei o ensejo para ir ao shopping testar a conexão wi-fi de lá.

Ao ler uma reportagem da Revista Info, onde realizaram testes em hotspots na grande São Paulo - a maioria sem sucesso - a curiosidade me bateu, então cá estou eu.

Comecei testando a conexão na praça de alimentação do shopping Mueller, porém, apesar de o gerenciador de redes do Vista passar a informação de que o sinal está excelente, não obtive sucesso com a conexão. Resolvi procurar a lan house do shopping, que administra o hotspot, porém ninguém soube me informar como resolver o problema e como uma outra loja ( a responsável pela manutenção) está fechada ( domingo de páscoa, lembra?), acabei ficando sem meu sinal de internet.

Resolvi voltar para o mesmo local, e testar meus poucos conhecimentos na área de redes, para tentar obter algum sucesso ( o Windows dispõe de vários recursos para tentarmos corrigir seus problemas, é só ler, não é?!), porém, não tive sucesso, da mesma forma.

Última tentativa: Apelei para a segunda rede que encontrei! Hotel Bourbon! Apesar do sinal fraquíssimo, não custava tentar, certo? Novamente, não obtive sucesso! A rede conectava internamente (para ambas as redes, não se faz necessário cadastro, apesar do aviso no shopping), porém, obtive o mesmo problema: Consigo conectar dentro da rede, mas não consigo sinal de internet, logo, volto para a estaca zero e, para não perder a viagem, resolvo escrever para compartilhar minha experiência “tecnológica” com vocês.

Essa nova era da internet que estamos vivenciando nos proporciona muitos recursos que vieram para facilitar a nossa vida, mas como o próprio jornalista da reportagem da Info que li concluiu, ainda não estamos prontos para depender destes recursos. Infelizmente não estamos preparados para dar suporte a isso.

Melhor mesmo era quando eu conseguia conectar pelo meu celular, com a conexão GPRS dele, afinal, só pagava por taxa de transferência e funcionava direitinho, mas nas últimas semanas também não recebi mais sinal de net nele.. Penso se estarão trocando o tipo de transmissão de dados e implantando a 3G aqui em Santa Catarina, mas seria estranho tirarem o sistema antigo assim de cara. Acho que vou ligar pra Claro para me informar, caso contrário, assistência técnica, né! Alguém tem alguma novidade a respeito aí?

Boa semana, galera!

OBS: como solicitaram, a reportagem da Revista Info, que testa hotspots em SP, é a edição de março de 2008, número 265.

terça-feira, 18 de março de 2008

AVISO ² - Aulas de TEC e LFM começam!

Começaram essa semana as aulas de TEC e LFM, com o professor Marcos, como foi dito anteriormente.
Ele estará dando suporte ( ia dizer "quebrando galho", mas traz lembranças infelizes pra muitos na udesc, hehe) nessas duas matérias, enquanto o novo professor não chega. As informações que obtive desta vez são de fontes não oficiais ( rádio "corredor udesc"), e informam que o professor que viria para este cargo e teria pedido prorrogação de mais 30 dias, desistiu de vir, e então foi chamado o professor que estaria na colocação seguinte, no concurso. Provavelmente este ainda terá mais 30 dias, no minimo, para vir. Vamos esperar que venha logo, e enquanto isso, louvar o prof Marcos, que está nos ajudando a não ficarmos mais atrasados ainda com o conteúdo destas matérias tão importantes para nosso curso. Quanto a COMP, não tenho informações ainda. Se alguém estiver atualizado, favor escreva-nos!
Feliz Páscoa a todos!

quinta-feira, 13 de março de 2008

AVISO aos alunos de TEC, COMP e LFM

Essa semana o coordenador de nosso curso, o professor Rosso, informou-nos que é provável que continuemos sem professor para estas matérias até o final do mês. O problema é que o professor cotado para esta vaga, e que deveria ter começado na UDESC nesta semana, teve problemas pessoais, e pediu prorrogação de mais 30 dias para poder vir para cá ( e infelizmente isso faz parte do direito dele).
Ao que parece, o professor Rosso está tentando arranjar alguem para "tapar o buraco", durante este período, e o mais cotado para tal é o professor Marcos, que entrou no semestre passado e lecionou para as turmas de LFM e LPG-3. Mas ainda há um problema: o professor Marcos já está com seus horários quase que totalmente comprometidos e, se conseguir tempo, deverá pegar ou a turma de TEC, ou a de LFM. Enfim... fica a dúvida de quando começaremos a ter aulas, realmente, destas matérias, e como ficaremos sabendo...
Teremos que continuar indo pra aula, mesmo com a dúvida de que o professor vai ou não aparecer...
boa sorte pra nós!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Projetos Acadêmicos - Bicicleta Laptop do MIT

Oi pessoal! Iniciamos as atividades do Blog da Semana da Computação deste ano de 2008 com essa seção de projetos acadêmicos desenvolvidos em várias universidades, com o intuito de contruibuir com idéias, e distribuir informação para nós que somos da área de tecnologia:

Estudantes universitários juntamente com pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveram uma bicicleta laptop, onde, como o próprio nome induz a pensar, os alunos pedalam uma bicicleta ergométrica para poder utilizar um computador.

A bicicleta possui um mecanismo de roldanas que gera energia para a bateria do laptop, que possui uma tensão de 12V (idêntica à utilizada em carros!).

É uma idéia ecologicamente correta, na medida que tal geração de energia não polui e nem degrada o ambiente, além de associar-se à prática de exercícios.

Pensem só: Aqui no CCT, em que temos concentrados cursos de exatas, onde a maioria dos alunos costuma ser sedentária ou não possui tempo para a prática de exercícios. Principalmente nós, da computação, que vivemos sentados na frente do computador durante horas e horas do dia... Tal idéia, aplicada a nós, seria de grande utilidade, tanto nesse sentido de evitar o sedentarismo, como também no sentido em que a Udesc estaria economizando energia. Economia esta, que poderia ser revertida em mais verbas para projetos inovadores como este. Uma pena toda a burocracia que sabemos que existe, mas não custa apresentarmos essas idéias.

Ainda falando da bicicleta, de acordo com os cálculos realizados, é necessário em torno de 30watts de energia para manter o laptop e, durante os testes, estimou-se que um ciclista produz em torno de 75watts (um dos alunos produziu 50watts enquanto lia e-mails).

Pare, pense, reflita e produza! Dê idéias, discuta com professores, colegas de curso... Participe conosco! Tudo isso irá contribuir para o seu e o nosso crescimento como acadêmicos!