Estudantes universitários juntamente com pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveram uma bicicleta laptop, onde, como o próprio nome induz a pensar, os alunos pedalam uma bicicleta ergométrica para poder utilizar um computador.
A bicicleta possui um mecanismo de roldanas que gera energia para a bateria do laptop, que possui uma tensão de 12V (idêntica à utilizada em carros!).
É uma idéia ecologicamente correta, na medida que tal geração de energia não polui e nem degrada o ambiente, além de associar-se à prática de exercícios.
Pensem só: Aqui no CCT, em que temos concentrados cursos de exatas, onde a maioria dos alunos costuma ser sedentária ou não possui tempo para a prática de exercícios. Principalmente nós, da computação, que vivemos sentados na frente do computador durante horas e horas do dia... Tal idéia, aplicada a nós, seria de grande utilidade, tanto nesse sentido de evitar o sedentarismo, como também no sentido em que a Udesc estaria economizando energia. Economia esta, que poderia ser revertida em mais verbas para projetos inovadores como este. Uma pena toda a burocracia que sabemos que existe, mas não custa apresentarmos essas idéias.
Ainda falando da bicicleta, de acordo com os cálculos realizados, é necessário em torno de 30watts de energia para manter o laptop e, durante os testes, estimou-se que um ciclista produz em torno de 75watts (um dos alunos produziu 50watts enquanto lia e-mails).
Pare, pense, reflita e produza! Dê idéias, discuta com professores, colegas de curso... Participe conosco! Tudo isso irá contribuir para o seu e o nosso crescimento como acadêmicos!
2 comentários:
uma boa saida pro sedentarismo que
o computador nos impõe!!!
ótima matéria
É gente... não basta subir as rammmpas da Udesc... tem que se mexer! =)
Sem falar que esta idéia combina com Joinville, a cidade das bicicletas!
:)
Postar um comentário