Tais categorias se subdividem de acordo com o seguinte esquema: na área de soluções tecnológicas temos Projeto de Software, Desenvolvimento Embarcado e Desenvolvimento de Jogos; na área Desafios de habilidades temos o Projeto Hoshimi, Desenvolvimento de Infra-estrutura e Algoritmos; e por fim a área de Artes Digitais, temos as categorias de Competição de Fotografia, Filmes de
Curta-metragem e Projeto de Interface.
A Imagine Cup tem em si uma idéia bastante entusiasmante, além de ter um lance muito interessante, que muitas empresas grandes vêm promovendo: o incentivo aos estudantes para produzir algo novo que possa ser remetido num produto comercial, economicamente viável e que traga benefícios tanto para a empresa (capitalismo!), como para a humanidade. A Microsoft procura isso através da Imagine Cup,
de maneira que lança um tema, como o atual: “imagine um mundo onde a tecnologia permita um meio ambiente sustentável”, e a partir deste, os competidores utilizam sua criatividade para lançarem suas idéias e pô-las em prática.
A cada ano a competição passa por uma etapa nacional, onde as equipes vencedoras partem para disputar a etapa internacional, que este ano ocorrerá em Paris. A premiação da etapa nacional varia de acordo com a categoria e com a colocação da equipe, podendo ganhar - cada membro da equipe – pocket pc’s, notebooks, x-box 360°, viagem pra Paris pra competir ( ou mesmo assistir às finais, dependendo da categoria), como também um premio de 8mil dólares.
É realmente um estimulante para quem tem criatividade e vontade! Uma das coisas que acho mais empolgantes é que nós, brasileiros, já vencemos três vezes seguidas! A Região nordeste tem mostrado forte presença e desempenho na competição, o que reflete o elevado crescimento tecnológico da região. Eu só lamento que o fundamentalismo crescente dentro das comunidades de software livre na região sul de nosso país esteja fazendo com que jovens estudantes, de grande potencial, percam uma oportunidade como essa, pelo simples fato de olharem o nome Microsoft no link do site, e desistirem de ler a respeito.
Vendo pelo lado positivo, menos concorrência para os que sonham trabalhar na empresa, certo?
Enfim.. Se quiserem conhecer mais a respeito da competição, ou mesmo fazer a inscrição, visite o site oficial, e clicando nesse link você encontrará informações sobre os projetos vencedores da edição 2007.