segunda-feira, 31 de março de 2008

Avanços da Computação gráfica - Jogos: O cenário atual - parte 1

Respondendo aos pedidos evidenciados pelo resultado da enquete, o aluno Edward, bolsista do LARVA (Laboratório de Realidade Virtual Aplicada), enviou uma matéria bem interessante à respeito das tendências dos Jogos x Computadores. Mas, por se tratar de uma matéria extensa, será publicada em três partes, todas as segundas-feiras, a partir de hoje!

Não deixem de comentar sobre a matéria... boa leitura!

Jogos x Computadores - presente e futuro sob o ponto de vista de Tim Sweeney

Há 3 semanas Tim Sweeney deu uma entrevista há um famosos site de notícias, o tgdaily (http://www.tgdaily.com) falando sobre a indústria de jogos da qual ele faz parte comentando sob como é a relação dos computadores vendidos hoje e o quão eles estão capacitados para jogos bem como um possível cenário para daqui há alguns anos.
Antes de citar aspectos da entrevista para este artigo é interessante saber quem é Tim Sweeney
para o conhecermos e saber qual a importância que ele exerce neste campo. Começando então, Tim Sweeney é fundador e CEO da Epic Games, uma grande empresa no ramo dos videogames, e criador da engine de jogos Unreal, famosa e considerada uma das melhores engines de jogos existentes. Dessa forma é uma pessoa que está atualizada com o mercado, exercendo forte papel na indústria de jogos.

Cenário Atual



Segundo a visão de Tim Sweeney os computadores não são plataformas adequadas para jogos. Muitos dos computadores vendidos tem placas de video
on-board e são bons para tarefas como navegação Web, edição de documentos, leitura de PDFs, etc., enfim, tarefas que não requerem um alto poder de processamento ou mesmo gráfico. Há, por outro lado, máquinas de ponta que tem grande capacidade; em contrapartida são muito caras e a relação custo-benefício delas é péssima. Estes computadores são feitos visando uma pequena parcela dos compradores de PC e na opinião de Tim é uma coisa errada, pois a lacuna entre estes computadores e os que a maioria das pessoas têm é enorme, o que dificulta a produção dos jogos. Para alguém desenvolver um jogo de sucesso deve escolher entre um jogo que exija uma máquina potente, ou um jogo que tenha requerimentos modestos que rode tranqüilo em todos os PCs. Dessa forma ele conclui que a indústria atual de jogos está em uma posição estranha, pois a maior parte dos PCs vendidos têm placas integradas as quais não são adequadas para jogos. E mais, estas placas na grande maioria não conseguem rodar os jogos mais novos, o que antigamente elas faziam, contudo hoje devido a esse aumento na lacuna do desempenho das máquinas menos potentes com as máquinas mais potentes e a banalização de hardware barato, mas inadequado para jogos, os PCs passaram a ter esse entrave, na medida que os fabricantes deram prioridade a vender PCs para a maior quantidade de pessoas possível, deixando de lado questões como a modernização dos jogos, o que fez a indústria de jogos para computadores sofrer um forte declínio. Com isso em mente, o que os fabricantes de CPU devem fazer é integrar mais as capacidades de uma GPU (unidade de processamento das placas de aceleração gráficas) para se beneficiar de processador multinucleares, os quais usariam os núcleos disponíveis de forma eficiente para o processador fazer seu trabalho normal e simultaneamente renderizar os jogos por software,eliminando as dependências de hardware e que dificultam a vida dos produtores de Jogo.

quarta-feira, 26 de março de 2008

AVISO - As aulas de COMP começarão nesta Quinta (27/03)

Olá pessoal!
Gostaria de repassar aqui um recado dado pelo nosso coordenador de curso, Prof. Rosso, ontem durante a aula de MCI.
Como todos sabem, os alunos de COMP estão sem aula desde o começo do semestre letivo, pois o professor concursado ainda não tomou posse de seu cargo.
A fim de organizar esta situação, o Prof. Rosso pediu a um novo professor de LPG-II, que se eu não me engano é especialista em Engenharia de Software e já deu aula de Compiladores em outras Universidades , para que ele cobrisse as aulas de COMP até que o Departamento de Ciência da Computação consiga resolver esta situação.
Felizmente, o novo professor aceitou nos ajudar, porém, temos um probleminha:
A aula de LPG-II, às quintas, acaba às 16.10h. Portanto, o professor só poderia começar a aula de COMP das quintas-feiras às 16.10h, depois de sua aula de LPG-II.
O Prof. Rosso já olhou os horários de todos, e ninguém tem aula até as 19h na quinta. Só que para viabilizar este processo precisamos das assinaturas de todos os alunos de COMP até sexta-feira!
Como eu sei que ninguem aqui quer ter aulas nas férias ou fazer esta matéria semestre que vém, não vamos ter problemas!
Ah, só pra constar, as aulas de COMP já começam na quinta-feira, dia 27 de março de 2008 às 16.10h, na sala k202.
Caso o professor concursado assumir o cargo, as aulas de COMP voltam ao seu horário normal.


Vamos nos mexer pessoal!
Não podemos deixar que a burocracia nos tire o direito de ter aula!

ps: Aviso enviado por Meycla


segunda-feira, 24 de março de 2008

Hotspot em Joinville no domingo de Páscoa

Essa semana resolvi fazer testes com hotspots, aqui em Joinville-SC.

Domingo de páscoa e, como moro só, aproveitei o ensejo para ir ao shopping testar a conexão wi-fi de lá.

Ao ler uma reportagem da Revista Info, onde realizaram testes em hotspots na grande São Paulo - a maioria sem sucesso - a curiosidade me bateu, então cá estou eu.

Comecei testando a conexão na praça de alimentação do shopping Mueller, porém, apesar de o gerenciador de redes do Vista passar a informação de que o sinal está excelente, não obtive sucesso com a conexão. Resolvi procurar a lan house do shopping, que administra o hotspot, porém ninguém soube me informar como resolver o problema e como uma outra loja ( a responsável pela manutenção) está fechada ( domingo de páscoa, lembra?), acabei ficando sem meu sinal de internet.

Resolvi voltar para o mesmo local, e testar meus poucos conhecimentos na área de redes, para tentar obter algum sucesso ( o Windows dispõe de vários recursos para tentarmos corrigir seus problemas, é só ler, não é?!), porém, não tive sucesso, da mesma forma.

Última tentativa: Apelei para a segunda rede que encontrei! Hotel Bourbon! Apesar do sinal fraquíssimo, não custava tentar, certo? Novamente, não obtive sucesso! A rede conectava internamente (para ambas as redes, não se faz necessário cadastro, apesar do aviso no shopping), porém, obtive o mesmo problema: Consigo conectar dentro da rede, mas não consigo sinal de internet, logo, volto para a estaca zero e, para não perder a viagem, resolvo escrever para compartilhar minha experiência “tecnológica” com vocês.

Essa nova era da internet que estamos vivenciando nos proporciona muitos recursos que vieram para facilitar a nossa vida, mas como o próprio jornalista da reportagem da Info que li concluiu, ainda não estamos prontos para depender destes recursos. Infelizmente não estamos preparados para dar suporte a isso.

Melhor mesmo era quando eu conseguia conectar pelo meu celular, com a conexão GPRS dele, afinal, só pagava por taxa de transferência e funcionava direitinho, mas nas últimas semanas também não recebi mais sinal de net nele.. Penso se estarão trocando o tipo de transmissão de dados e implantando a 3G aqui em Santa Catarina, mas seria estranho tirarem o sistema antigo assim de cara. Acho que vou ligar pra Claro para me informar, caso contrário, assistência técnica, né! Alguém tem alguma novidade a respeito aí?

Boa semana, galera!

OBS: como solicitaram, a reportagem da Revista Info, que testa hotspots em SP, é a edição de março de 2008, número 265.

terça-feira, 18 de março de 2008

AVISO ² - Aulas de TEC e LFM começam!

Começaram essa semana as aulas de TEC e LFM, com o professor Marcos, como foi dito anteriormente.
Ele estará dando suporte ( ia dizer "quebrando galho", mas traz lembranças infelizes pra muitos na udesc, hehe) nessas duas matérias, enquanto o novo professor não chega. As informações que obtive desta vez são de fontes não oficiais ( rádio "corredor udesc"), e informam que o professor que viria para este cargo e teria pedido prorrogação de mais 30 dias, desistiu de vir, e então foi chamado o professor que estaria na colocação seguinte, no concurso. Provavelmente este ainda terá mais 30 dias, no minimo, para vir. Vamos esperar que venha logo, e enquanto isso, louvar o prof Marcos, que está nos ajudando a não ficarmos mais atrasados ainda com o conteúdo destas matérias tão importantes para nosso curso. Quanto a COMP, não tenho informações ainda. Se alguém estiver atualizado, favor escreva-nos!
Feliz Páscoa a todos!

quinta-feira, 13 de março de 2008

AVISO aos alunos de TEC, COMP e LFM

Essa semana o coordenador de nosso curso, o professor Rosso, informou-nos que é provável que continuemos sem professor para estas matérias até o final do mês. O problema é que o professor cotado para esta vaga, e que deveria ter começado na UDESC nesta semana, teve problemas pessoais, e pediu prorrogação de mais 30 dias para poder vir para cá ( e infelizmente isso faz parte do direito dele).
Ao que parece, o professor Rosso está tentando arranjar alguem para "tapar o buraco", durante este período, e o mais cotado para tal é o professor Marcos, que entrou no semestre passado e lecionou para as turmas de LFM e LPG-3. Mas ainda há um problema: o professor Marcos já está com seus horários quase que totalmente comprometidos e, se conseguir tempo, deverá pegar ou a turma de TEC, ou a de LFM. Enfim... fica a dúvida de quando começaremos a ter aulas, realmente, destas matérias, e como ficaremos sabendo...
Teremos que continuar indo pra aula, mesmo com a dúvida de que o professor vai ou não aparecer...
boa sorte pra nós!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Projetos Acadêmicos - Bicicleta Laptop do MIT

Oi pessoal! Iniciamos as atividades do Blog da Semana da Computação deste ano de 2008 com essa seção de projetos acadêmicos desenvolvidos em várias universidades, com o intuito de contruibuir com idéias, e distribuir informação para nós que somos da área de tecnologia:

Estudantes universitários juntamente com pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveram uma bicicleta laptop, onde, como o próprio nome induz a pensar, os alunos pedalam uma bicicleta ergométrica para poder utilizar um computador.

A bicicleta possui um mecanismo de roldanas que gera energia para a bateria do laptop, que possui uma tensão de 12V (idêntica à utilizada em carros!).

É uma idéia ecologicamente correta, na medida que tal geração de energia não polui e nem degrada o ambiente, além de associar-se à prática de exercícios.

Pensem só: Aqui no CCT, em que temos concentrados cursos de exatas, onde a maioria dos alunos costuma ser sedentária ou não possui tempo para a prática de exercícios. Principalmente nós, da computação, que vivemos sentados na frente do computador durante horas e horas do dia... Tal idéia, aplicada a nós, seria de grande utilidade, tanto nesse sentido de evitar o sedentarismo, como também no sentido em que a Udesc estaria economizando energia. Economia esta, que poderia ser revertida em mais verbas para projetos inovadores como este. Uma pena toda a burocracia que sabemos que existe, mas não custa apresentarmos essas idéias.

Ainda falando da bicicleta, de acordo com os cálculos realizados, é necessário em torno de 30watts de energia para manter o laptop e, durante os testes, estimou-se que um ciclista produz em torno de 75watts (um dos alunos produziu 50watts enquanto lia e-mails).

Pare, pense, reflita e produza! Dê idéias, discuta com professores, colegas de curso... Participe conosco! Tudo isso irá contribuir para o seu e o nosso crescimento como acadêmicos!