Essa semana resolvi fazer testes com
hotspots, aqui em
Joinville-SC.
Domingo de páscoa e, como moro só, aproveitei o ensejo para ir ao shopping testar a conexão wi-fi de lá.
Ao ler uma reportagem da Revista Info, onde realizaram testes em hotspots na grande São Paulo - a maioria sem sucesso - a curiosidade me bateu, então cá estou eu.
Comecei testando a conexão na praça de alimentação do shopping Mueller, porém, apesar de o gerenciador de redes do Vista passar a informação de que o sinal está excelente, não obtive sucesso com a conexão. Resolvi procurar a lan house do shopping, que administra o hotspot, porém ninguém soube me informar como resolver o problema e como uma outra loja ( a responsável pela manutenção) está fechada ( domingo de páscoa, lembra?), acabei ficando sem meu sinal de internet.
Resolvi voltar para o mesmo local, e testar meus poucos conhecimentos na área de redes, para tentar obter algum sucesso ( o Windows dispõe de vários recursos para tentarmos corrigir seus problemas, é só ler, não é?!), porém, não tive sucesso, da mesma forma.
Última tentativa: Apelei para a segunda rede que encontrei! Hotel Bourbon! Apesar do sinal fraquíssimo, não custava tentar, certo? Novamente, não obtive sucesso! A rede conectava internamente (para ambas as redes, não se faz necessário cadastro, apesar do aviso no shopping), porém, obtive o mesmo problema: Consigo conectar dentro da rede, mas não consigo sinal de internet, logo, volto para a estaca zero e, para não perder a viagem, resolvo escrever para compartilhar minha experiência “tecnológica” com vocês.
Essa nova era da internet que estamos vivenciando nos proporciona muitos recursos que vieram para facilitar a nossa vida, mas como o próprio jornalista da reportagem da Info que li concluiu, ainda não estamos prontos para depender destes recursos. Infelizmente não estamos preparados para dar suporte a isso.
Melhor mesmo era quando eu conseguia conectar pelo meu celular, com a conexão GPRS dele, afinal, só pagava por taxa de transferência e funcionava direitinho, mas nas últimas semanas também não recebi mais sinal de net nele.. Penso se estarão trocando o tipo de transmissão de dados e implantando a 3G aqui em Santa Catarina, mas seria estranho tirarem o sistema antigo assim de cara. Acho que vou ligar pra Claro para me informar, caso contrário, assistência técnica, né! Alguém tem alguma novidade a respeito aí?
Boa semana, galera!
OBS: como solicitaram, a reportagem da Revista Info, que testa hotspots em SP, é a edição de março de 2008, número 265.